buscapé

Gamificação, performance e criação de conteúdo para a Semana do Cliente

buscapé

640 480 Squid - Plataforma de marketing de influência

Em comemoração ao Dia do Cliente, que acontece no dia 15 de setembro, e assim como na Black Friday, a Semana do Cliente tem um importante papel na reta final do ano, o de gerar vendas. Apesar de não ter todo o peso da tão aguardada sexta-feira, a data serve como um “esquenta” para o que está por vir no mês de novembro.

Com todas essas datas no horizonte (não se esqueçam que ainda tem a Cyber Monday e depois o Natal), o buscapé resolveu inovar e ativar influenciadores para que divulgassem a Semana do Cliente.

CASE DE SUCESSO

#SemanaDoClientebuscape

0

de pessoas alcançadas

0

de impressões

0

conteúdos gerados

O DESAFIO

Criar conteúdo, divulgar o buscapé e converter

Por se tratar de uma data com grande apelo comercial, a Semana do Cliente atraiu a atenção dos mais diversos varejistas, grandes ou pequenas. Com isso em vista, o buscapé teve à sua frente um grande desafio de mercado, o de ativar a data de maneira inovadora, que mostrasse um valor e uma exposição diferente das demais. Porém, além disso, a marca também teve pela frente o desafio de gerar tráfego qualificado para o seu site – e para as lojas que atende, consequentemente.

A SOLUÇÃO

Microinfluenciadores e gamificação

Com esses dois grandes desafios no horizonte, o buscapé, em parceria com a Squid, desenvolveu uma solução robusta e personalizada, ativando a Semana do Cliente deste ano através dos microinfluenciadores. A campanha, veiculada principalmente no Instagram, mas com presença também em outras redes, contou com 50 criadores de conteúdo.

O objetivo central da ação, que aconteceu entre os dias 09 e 16 de setembro, era fazer a divulgação de valores importantes da marca: praticidade, comparação de preços, funcionalidades, além de falar da promoção. Através desses valores, consequentemente, os influenciadores participantes tinham a missão de fazer com que as suas audiências acessassem um link personalizado (que cada um tinha e que direcionava para uma lojinha personalizada). Sim, o buscapé, com a curadoria dos creators quanto aos produtos que seus seguidores mais consomem, criou uma loja exclusiva para cada um.

Além disso, para amplificar a exposição da campanha e gerar senso de urgência e de competição entre os criadores de conteúdo, acrescentamos ao planejamento estratégico da ação a gamificação. Com ela, os 10 microinfluenciadores com melhor desempenho foram recompensados – o desempenho foi mensurado de acordo com a quantidade de posts e stories gerados, de curtidas, cliques no link e acesso à loja, já dentro do site do buscapé.

O SUCESSO

Métricas, conteúdos de qualidade e destaque na mídia

Foram vários os pontos de sucesso da ação. Colocando na balança o tempo de duração da campanha, uma semana, o número de pessoas alcançadas e de impressões dos conteúdos gerados é assustador: 4.5 milhões e 5.5 milhões, respectivamente. Por se tratar de uma campanha gamificada, formato que incentiva naturalmente o engajamento por parte dos influenciadores, a quantidade de conteúdos gerados foi igualmente assustadora, superior a 900.

Além disso, quanto à qualidade dos conteúdos gerados, podemos dizer que foram, sem sombra de dúvidas, excepcionais (aqui embaixo vão estar alguns exemplos). Ao todo, considerando a média de curtidas e comentários, bem como a média de seguidores dos criadores de conteúdo que participaram da ação, atingimos uma taxa de engajamento superior a 4% – número superior à média histórica da Squid.

E, por fim, o sucesso foi tanto, que a campanha foi destaque em alguns portais especializados: Adnews, Prokmark e E-commerce News são alguns deles.

Deixe um Comentário