Marketing de influência – Conheça os Perfis de Influenciadores e Saiba Qual Melhor se Encaixa na sua Estratégia

Marketing de influência – Conheça os Perfis de Influenciadores e Saiba Qual Melhor se Encaixa na sua Estratégia

560 420 Squid - Plataforma de marketing de influência

O termo influenciador digital, ou digital influencer, ganhou força nos últimos tempos, em especial a partir de 2016, quando o Dicionário Oxford (um dos mais importantes do mundo e muitas vezes usado como referência quando o debate em questão é “existe ou não existe”) oficializou o termo “youtuber” em suas páginas.

Apesar disso, influenciador digital é muito mais do que a palavra youtuber por si só pode definir. Eles podem receber outros nomes de acordo com a plataforma que utilizam para se comunicar. Por exemplo: instagrammers, bloggers, snapchatters, entre outros. O que eles têm em comum é o fato de que todos são criadores de conteúdo, sejam textos ou imagens e vídeos. Além disso, possuem (como o nome pode sugerir) o poder de influenciar.

São pessoas comuns, mas que conseguiram conquistar o status de influencers porque, por meio de seus conteúdos, conseguiram encantar pessoas. Eles desenvolveram relacionamentos virtuais, os quais impactam diretamente no mundo real, e criaram uma identificação com seu público-alvo que passou a considerar suas opiniões e visão de mundo relevantes.

Dessa forma, como aponta a jornalista e pesquisadora em comunicação digital Issaaf Karhawi, “da mesma maneira em que confiamos nas sugestões de nossos parentes e amigos próximos quando queremos decidir nosso roteiro de viagem ou a compra de um novo cosmético, também confiamos nos blogueiros”. E ela completa: “blogueiros não são filtros genéricos, mas pessoais, que expressam sua opinião sem restrições.”

Apesar de serem todos criadores de conteúdo, como apontamos anteriormente, eles podem ser separados em nichos de atuação e, dessa forma, também podem receber um novo nome e uma nova definição.

Nessa página você pode conhecer alguns perfis de influenciadores digitais (dentre milhares), o tipo de conteúdo que produzem e a relevância que possuem. As definições, que você confere a seguir, foram criadas por Bia Granja, curadora e cofundadora do youPIX, uma plataforma criada em 2006 com o intuito de discutir a cultura da internet.

As definições foram criadas com base em três principais pontos: Alcance, ou o tamanho da audiência do influenciador; Ressonância, ou a repercussão e a capacidade de engajamento do creator com relação ao seu público; e Relevância, ou seja, se o conteúdo do influenciador tem a ver com o mercado ou com os valores da marca que está realizando a campanha de marketing de influência.

TOP CELEB

Os “Top Celebridades” possuem um poder de alcance e ressonância altos, mas a relevância é baixa. Esse tipo de influenciador costuma falar sobre diversos assuntos de uma forma mais genérica, sem necessariamente ter relação com algum tema específico, e podem ser nativos ou não do digital. Por esse motivo também, eles costumam ser recrutados mais para campanhas de brand awareness, e podem não funcionar tão bem para aumentar a conversão de vendas.

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

FIT CELEB

Esse tipo de influenciador tem alcance, ressonância e relevância muito altos, sendo ideal em ações que envolvam brand awareness e algum tipo de resposta direta como conversão em vendas, geração de leads, etc.

A fit celebridade é o melhor dos mundos: um influenciador que tenha sinergia total com assuntos da marca e que representa uma chance para alcançar grandes audiências e convertê-las. Mas, há algumas  ressalvas, como aponta Bia Granja: “esse tipo de influenciador, por seu tamanho, exige uma remuneração alta por parte das marcas. E quanto maior a audiência, mais difícil de criar uma relação emocional entre marca e consumidor.”

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

AUTORIDADE

Esse tipo de influenciador tem audiência baixa, mas gera muito engajamento e possui alta relevância. Também domina determinado assunto e, por isso, é bastante respeitado dentro de um determinado segmento, comunidade e até região.
Se o objetivo de uma empresa é aumentar a exposição de uma marca, o perfil autoridade é o primeiro que deve ser investido, porque ele também busca parcerias que serão valorizadas por sua audiência.

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

ECOSSISTEMA

Um ecossistema possui baixo alcance, ressonância média e relevância alta. Nesse caso, não se trata apenas de um influenciador, mas de um conjunto de influenciadores dentro de um nicho, os quais produzem conteúdo segmentado e que harmonizam bastante com empresas do mesmo segmento.

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

TRENDSETTER

Este tipo de influenciador é conhecido por ser líder de causas e discussões. São pessoas que tem autoridade em determinado assunto, mas se diferenciam do perfil autoridade por causa de seus valores.
As marcas têm a possibilidade de fazer parcerias com este tipo de influenciador para reafirmarem valores. Apesar disso, os “TrendSetters” dificilmente se vinculam a empresas que não demonstram ter, de fato,  princípios iguais aos seus.

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

PÚBLICO INTERNO

Esses influenciadores são os próprios funcionários de uma empresa. Eles ajudam a humanizar e divulgar a cultura e valores da marca. O alcance e a ressonância desse tipo de influenciador é baixíssimo, mas ele possui alta relevância, por ser o primeiro porta-voz de uma empresa.
A chave para fazer com que esses influenciadores internos existam é ter uma comunicação interna eficaz, ligando todos os pontos: recursos humanos, políticas  internas, entre outros.

ALCANCE
RESSONÂNCIA
RELEVÂNCIA

JORNALISTA

O perfil jornalista tem um alto alcance, pois pode cobrir assuntos variados e trabalhar para grandes meios de comunicação, entretanto, seu poder de repercussão e a identificação com um assunto não são altos.
Este tipo de influenciador costuma ser mais analítico sobre os assuntos que aborda e pode ajudar uma empresa a trabalhar com informações inéditas do seu mercado, em ações de awareness.
Um dos poréns é que nem todos os jornalistas e veículos arriscam o seu status de imparcial e atravessam a barreira da assessoria de imprensa para também lidar com as empresas em campanhas de marketing.

ALCANCE

RESSONÂNCIA:Depende, já que geralmente eles cobrem muitas pautas ao mesmo tempo.
RELEVÂNCIA: Depende.

Esses foram alguns dos principais pergis de influenciadores que você pode encontrar por aí. Se você ainda está em dúvida sobre como o Marketing de Influência funciona, clique aqui para visitar a nossa página sobre o assunto. Ou, se quiser, você também pode aprender mais sobre o que são os micro influenciadores e como trabalhar com eles.