Entenda como utilizar hashtags no Instagram para potencializar seu conteúdo

Entenda como utilizar hashtags no Instagram para potencializar seu conteúdo

560 420 Squid - Plataforma de marketing de influência

As hashtags são uma ferramenta incrível para algumas atividades na Internet, mas muitas pessoas ainda não compreendem como devem usá-las – em especial para o Instagram. Hashtags são verdadeiras Tags para classificar um conteúdo, uma palavra-chave que torna facilmente identificável determinado assunto.

Portanto, quanto mais específica uma hashtag for, menor o volume de assunto que você provavelmente encontrará nela. Por conta disso, a escolha das hashtags mais adequadas é algo essencial para garantir que seus posts tenham uma performance melhor, permitindo o aumento do alcance da sua publicação.

Isso acontece porque ao taggear determinado conteúdo com uma hashtag, este conteúdo se torna visível para todas as pessoas que buscarem e acessarem uma hashtag pré-determinada. E há uma possibilidade muito interessante de que elas encontrem seu conteúdo por meio da hashtag e passem a te acompanhar a partir daquele momento.

Assim, a hashtag é especialmente importante quando você quer realizar pesquisas, encontrar pessoas que estão falando do assunto em específico, acessar posts sobre o tema, enfim, saber o que os demais usuários estão comentando nas redes. Ou até mesmo para classificar determinadas postagens, deixando-as agrupadas em um mesmo tema ou assunto.

Para entender melhor como trabalhar com temas e assuntos, escrevemos um artigo sobre como você pode gerenciar seu conteúdo e tornar seu perfil forte nas redes sociais. Ele pode te ajudar a trabalhar com pilares de conteúdo para o seu perfil e, assim, organizar a forma como você cria e gerencia. Vale a pena!

Sendo assim, busque inserir hashtags que remetam exatamente ao tema que você estiver falando.

Posts com pelo menos uma hashtag relativa à foto têm, em média, 12,6% mais engajamento do que posts sem hashtags.

Busque também criar uma hashtag apenas sua.: uma para o seu perfil e outra sobre o tema em especial, por exemplo. Aqui na Squid, temos uma editoria interna no Instagram chamada #Squiders.

Sempre que publicamos, usamos a hashtag #TeamSquid (uma hashtag institucional nossa) + #Squiders (sobre a editoria). Veja abaixo:

Porém, quando falamos de eventos ou do segmento, usamos a hashtag #TeamSquid (institucional) + #MarketingDeInfluência, que é o principal assunto que falamos:

Esses formatos permitem que a gente encontre nossos próprios conteúdos e que outros usuários que tenham interesse no tema também os encontrem.

Hashtags muito abrangentes podem apenas poluir seu feed e prejudicar o andamento do algoritmo. Se utilizarmos: #event #girl #mkt #influencer, são marcações que podem não trazer tráfego de qualidade ou mesmo nenhum tráfego.

Como funciona o algoritmo do Instagram?

Basicamente, o Instagram costumava exibir as publicações em ordem cronológica e quando apresentaram a mudança do algoritmo, no ano passado, passaram a exibir os posts de acordo com arelevância para o usuário.

Ou seja, o Instagram analisa as publicações com as quais você mais se identifica (por meio da sua interação) e supõe que são relevantes. Assim, exibe cada vez mais apenas publicações com as quais você realmente se identifica ou pode se identificar, buscando proporcionar uma experiência personalizada.

O engajamento em meio a isso tudo está ligado diretamente à performance da publicação na rede. Os posts de maior engajamento indicam que tem potencial para engajar mais usuários na rede e, dessa forma, alcançam mais pessoas.

Se você precisar de dicas para aumentar o seu engajamento na rede, leia esse artigo – que inclusive tem ainda mais dicas sobre o uso da hashtag nas publicações. Já se você dúvidas sobre métricas e indicadores de resultados, este artigo pode te ajudar mais.

Então… qual o número ideal de hashtags que devo utilizar?

Mesmo o Instagram permitindo até 30 hashtags por post, tente manter entre 5 e 10 para que você não pareça um spammer.

Ou você pode esconder suas hashtags, usando pontinhos, um em cada linha. Isso permite que seu post seja encontrado por meio daquelas hashtags, além de não poluir visualmente a publicação – seja no feed ou na timeline.

Outra coisa importante de ser lembrada é que, em uma de suas atualizações, o Instagram passou a permitir que hashtags sejam seguidas – da mesma forma que é possível seguir outros usuários da rede social. Com isso, escolher com critério as hashtags de cada foto é ainda mais importante.

Isso porque inserir a hashtag em um post significa que, como mencionamos, uma determinada foto sua pode aparecer no feed de usuários do mundo todo mesmo que essa pessoa não siga você – o que pode ser uma boa para conseguir conquistar novos seguidores.

Além disso, saiba que as hashtags incluídas em comentários não são mais consideradas na busca. E, ao publicar, tente não editar o post – isso pode fazer com que seu alcance seja reduzido.

Como usar hashtags nas outras redes sociais?

É importante ter em mente que as redes sociais e seus próprios usuários se comportam de forma diferente sobre as hashtags. No Instagram vimos que é possível seguir conteúdos de uma hashtag, além de sua funcionalidade como palavra-chave não apenas para categorizar o conteúdo mas também para torná-lo visível.

O Twitter segue a linha do Instagram (quer dizer, na verdade, tudo surgiu no Twitter e depois migrou para o Instagram…) mas com a diferença de que o uso das hashtags tem uma importância grande para mostrar assuntos mais falados, se estão nos Trending Topics, por exemplo.

Já no Facebook, tem começado a se movimentar uma linha de uso de hashtags nas pesquisas, facilitando a busca por meio delas. Entretanto, a utilização ainda é um tanto quanto rara e poucas pessoas realmente colocam hashtags em suas publicações.

O que acreditamos fundamental ressaltar é que as redes sociais, bem como a Internet e o mundo digital, estarão em eterno desenvolvimento e isso nos leva a uma posição de eterna adaptação.

Buscar sempre entender como potencializar o uso das funcionalidades disponibilizadas pelas redes – seja no algoritmo ou nos formatos de foto, curtidas e comentários – é a única forma de nos mantermos sempre atualizados. Estamos com vocês nessa caminhada cheia de conhecimento! 🙂

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