Starter Pack: o guia completo para o criador de conteúdo iniciante

Starter Pack: o guia completo para o criador de conteúdo iniciante

299 299 Squid - Plataforma de marketing de influência

Desde o início do ano produzimos diversos conteúdos básicos sobre pontos de atenção que todo criador de conteúdo deve ter em mente a partir do momento em que passa a ganhar relevância com seu público.

Esse é um momento estratégico em que uma verdadeira virada de chave acontece: você começa a entender que a produção de conteúdo não é mais um simples hobby e, sim, uma oportunidade de atuação profissional. Afinal, existe um tempo e esforço dedicados ali e nada mais justo que eles gerem retorno de alguma forma.

Nós entendemos e valorizamos todo o trabalho envolvido em gerenciar conteúdo e comunidade e por isso buscamos apresentar ferramentas importantes para o auxílio dessa profissão, justamente para que você como influenciador/a, seja Squider ou não, consiga oferecer um trabalho cada vez mais profissional e completo.

Sabendo dessa necessidade em oferecer um serviço qualidade, ainda mais com tanta concorrência no segmento, nós listamos aqui algumas dicas sobre o que todo influenciador deve saber! Ou seja, o basicão das redes, do conteúdo, do básico mesmo.

#Seu conteúdo é o seu diferencial

Muito já falamos sobre o quanto seu conteúdo é importante, afinal, seu canal ou perfil depende dele e é seu conteúdo que sua própria audiência curte consumir, não é mesmo? Sabendo disso, vale entender o quanto você se dedica para criar conteúdos diversificados, que tragam informações relevantes para seu público e o melhor: com a sua carinha. Nós falamos sobre os 5 C’s da produção de conteúdo aqui no blog e também no nosso Youtube, olha só:

Seu discurso, os temas que você vai falar, a organização de como e quando você vai publicar, em que formato e em qual rede… são pontos que, a partir do momento em que você passa a encarar suas mídias sociais como um verdadeiro trabalho, você deve ter atenção e cuidado. Outro ponto importante é também produzir boas fotos, com qualidade e personalidade.

Explicamos passo a passo e demos dicas de como você pode gerenciar seu conteúdo e tornar seus perfis sólidos nas redes sociais nesse texto e o spoiler é… seja você mesmo e, claro, seja autêntico!

#O Instagram é seu melhor amigo

Com quase 1 milhão de usuários ativos por mês, o Instagram acabou se tornando um ótimo meio de divulgação de conteúdo, networking e uma ferramenta muito poderosa para a criação de audiência para indivíduos e marcas.

Por mais que outras redes também tenham seu poder, o Instagram é a principal (seguida do Youtube) quando falamos sobre influenciadores. Sabendo disso, quanto mais você souber como se utilizar da rede, melhor você conseguirá pensar de maneira estratégica. Por isso, saiba o que fazer e o que não fazer no Instagram!

O primeiro passo é criar um perfil forte, em que seus seguidores sejam reais, sua bio do Insta seja completa e as hashtags sejam utilizadas da maneira correta. Além disso, aproveitar as novas funcionalidades que o Instagram libera a cada versão também é uma oportunidade à seu favor, por exemplo, o uso do Stories.

#Mas você também deve cuidar das outras redes

Por mais que a gente defenda que o Instagram seja a rede com maior volume de influenciadores digitais, as outras redes não ficam pra trás – e se você tiver um perfil muito mais forte nelas, como os Youtubers, por exemplo, você deve ter um olhar de priorização e adaptação das nossas dicas para cada uma delas.

Além disso, se você está em mais redes além do Instagram, você deve cuidar para que em todas elas a sua identidade (não só visual, mas de linguagem e discurso, por exemplo) esteja alinhada. Para isso, explicamos a importância de um perfil completo no Facebook, sugerimos algumas boas práticas no LinkedIn e demos dicas para fortalecer seu canal no Youtube.

Vivemos um momento de muita informação, por isso, não é só porque existem diversas redes sociais diferentes que você precisa estar em todas elas. É importante que você defina se determinada rede é realmente necessária para sua estratégia de conteúdo e, se a resposta for sim, então cuide para que todos os seus perfis trabalhem em prol da sua marca na internet. É preciso garantir coerência, pois você é uma pessoa só!

#Cuide dos seus dados e informações sensíveis

Já costumavam dizer… “internet é terra de ninguém”. Por mais que hoje já tenhamos respaldo legal e regulamentações mais bem implementadas, ainda existem muitas aberturas de utilização dos dados disponíveis na internet, especialmente se você der um “check” em “Li e concordo com os termos de uso” sem ler de verdade, viu?

Armadilhas virtuais, como mostram alguns estudos, estão cada vez mais sofisticadas e continuam enganando os mais desatentos (e até mesmo alguns atentos, diga-se de passagem). E esse assunto é tão importante que tem até dia próprio: 28 de janeiro é o Dia Internacional da Privacidade de Dados.

Entendendo a importância de falarmos sobre proteção de dados escrevemos esse artigo sobre como se proteger no ambiente digital e evitar golpes de privacidade. Esse é tópico básico e que merece muita atenção, principalmente se você fala sobre assuntos sensíveis e está sujeito à ataques de haters ou hackers.

#Você pre-ci-sa entender suas métricas

As métricas, por sua vez, são um ponto essencial e que contribuem significativamente para sua profissionalização. Afinal, será através delas que você mostrará seus resultados. Explicamos alguns indicadores nesse texto. Se você quer aprender como melhorar suas interações, entender o novo algoritmo do Instagram ou melhorar seu engajamento, aproveite pra ler todos os artigos linkados aqui.

Em resumo, buscamos mostrar o quanto os resultados precisam ser verdadeiros para que reflitam de forma fiel o seu comportamento na rede e, além disso, como você pode estudá-los e desenhar estratégias por meio deles. Um número vazio, sem correlação com outros indicadores, pode não representar nada por si só. Mas quando relacionados com outros indicadores, pode apresentar insights interessantes e que vão contribuir significativamente para sua estratégia nas redes sociais, te ajudando a tomar decisões.

#As marcas buscam influenciadores reais

Agora que falamos de métricas e a importância delas para o seu negócio, podemos falar sobre o quanto as marcas buscam influenciadores que tem credibilidade com a sua audiência. Mais do que uma simples quantidade de seguidores, as marcas buscam pessoas que tenham diálogo e impactem efetivamente sua audiência, conversando com seus públicos e levando adiante a mensagem esperada.

Além da credibilidade, é interessante compreender momentos que geram oportunidades de relacionamento com as marcas as quais você pretende trabalhar. Nesse artigo sugerimos algumas práticas de como trabalhar com marcas e reforçamos o quanto você, como influencer, tem o potencial de contribuir fortemente para que o propósito e mensagem de determinada marca com a qual está trabalhando seja disseminado e compreendido pela audiência – a sua e, consequentemente, da empresa.

#Você tem muita responsabilidade sobre o que diz

E falando sobre o poder da influência, junto dele também vem a responsabilidade sobre o discurso que você disseminará. Seja sua opinião pessoal ou a da marca, suas palavras afetarão pessoas e, a forma como você pensa e expõe esses pensamentos, influenciará os pensamentos dos públicos que te seguem.

Sabendo disso, reforçamos a importância da representatividade no marketing de influência e o quanto precisamos entender comportamentos para nos comunicar de maneira justa e respeitosa com pessoas, afinal, as redes sociais são verdadeiras redes de pessoas, conectam pensamentos, geram reflexões e possibilitam que um conhecimento seja amplificado. Reflita o quanto sua influência pode ser usada para gerar transformações sociais positivas.