NOSSA HISTÓRIA

Como tudo começou…

A história da Squid começou no final de 2014 com Carlos Tristan e Felipe Oliva, os dois sócios-fundadores da empresa. Naquela época, “influenciadores digitais” nem era um termo tão conhecido pelo público e tampouco o marketing de influência. Mas uma coisa era certa: a forma de consumir conteúdo já tinha mudado por conta da evolução dos millennials.

E essa premissa ficou clara quando, em uma conversa despretensiosa, surgiu a ideia: “não seria louco se desse para aproveitar o conteúdo gerado por pessoas comuns, em seus celulares, de forma mais ampla?”. Acontece que isso era possível por meio do chamado user-generated content, ou conteúdo gerado pelo usuário. Com isso na cabeça, os dois executivos embarcaram em uma jornada para criar um modelo de negócios que transformaria o marketing tradicional.

Depois de um ano e meio de muito trabalho (e muitos cafés no Starbucks), a Squid se lançou no mercado nos modelos atuais, com uma plataforma robusta, com tecnologia proprietária que permite não apenas a identificação, mas também recrutamento e gestão de influenciadores digitais. Além disso, dois novos integrantes foram adicionados ao quadro de sócios da empresa: Fausto Matsuda e Felipe Lima, responsáveis pelas áreas de Negócios e Tecnologia, respectivamente.

Os anos de evolução também trouxeram reconhecimento no mercado: a Squid foi uma das startups premiadas pelo Edital de Inovação do SESI SENAI, e uma das 55 selecionadas pelo Programa Startup Brasil, recebendo o selo de uma das startups mais inovadoras do País – isso em 2015. No ano seguinte, a companhia foi vencedora do DemoDay do Fórum E-commerce e, em 2017, foi selecionada pelo programa de inovação do Bradesco, o inovaBra.

Mais recentemente, a Squid entrou para o ranking “100 Startups to Watch” de 2018, da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Épocas Negócios e com a Corp.vc, braço de corporate venture da consultoria EloGroup.

Em quase 4 anos de história, chegamos à conclusão de que dizer que somos uma empresa de marketing de influência especializada em microinfluenciadores é muito pouco para o que acreditamos ser nossa missão. Queremos humanizar a comunicação das marcas e queremos que criadores de conteúdo possam crescer fazendo o que eles fazem de melhor: criar conteúdo com autenticidade. Essa é a nossa essência, essa é a Squid.